'Ressuscitar' e 'morrer' com Cristo são
fatos conclusos que fazem parte do passado da vida dos cristãos (já e estais).
'Morrer' e 'ressuscitar' soam como sendo elementos antagônicos quando da
composição da idéia, mas 'em Cristo' são elementos que se complementam.
Primeiro é necessário conformar-se com Cristo na sua morte, e só então,
ressurge com Ele em uma nova vida, sendo um novo homem. Tanto o ressurgir
quanto o morrer só ocorrem quando se está 'COM' ou 'EM' Cristo.
Colossenses 3
1- Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Este capítulo tem inicio com uma conclusão que decorre de elementos apresentados em versículos anteriores:“Portanto...”.
Antes de toda e qualquer análise de um texto bíblico é necessário ter em
mente que as divisões em capítulos e versículos só servem para auxiliar na
localização dos textos, e que tais divisões podem influenciar negativamente o
interprete.
A idéia da carta não fica estagnada ou restrita a um só capítulo ou
versículo. A idéia transcende e engloba toda a carta, e, para entendê-la, é
necessário analisar a carta como um todo, e não somente algumas partes ou
referências.
Quando Paulo disse: “Portanto, se...”, ele está fazendo referência a uma idéia
anterior para introduzir uma outra. Observe:
Paulo expôs no
versículo vinte do capítulo anterior que: ‘se eles estavam mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo’,
quais eram os motivos que prendiam os cristãos as ordenanças como se eles ainda
vivessem no mundo? Eles estavam mortos, ou não?
O versículo em
questão volta a mesma temática: “se estais mortos com Cristo” é o mesmo que dizer “se já ressuscitastes com
Cristo”. O fôlego de vida
de quem crê não termina quando se morre com Cristo. A morte com Cristo é o
caminho para a ressurreição com Ele.
'Morrer com Cristo' tem o mesmo valor que 'ressurgir com Ele':
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo...”;
“Se, pois, estais mortos com Cristo...”.
'Ressuscitar' e 'morrer' com Cristo são fatos conclusos que fazem parte
do passado da vida dos cristãos (já e estais). 'Morrer' e 'ressuscitar' soam
como sendo elementos antagônicos quando da composição da idéia, mas 'em Cristo'
são elementos que se complementam.
Primeiro é necessário conformar-se com Cristo na sua morte, e só então,
ressurge com Ele em uma nova vida e um novo homem.
Tanto o ressurgir quanto o morrer só ocorre quando se está 'COM' ou 'EM'
Cristo.
Observe o contraste:
“Portanto, se já ressuscitastes
com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está
assentado à destra de Deus”
“Se, pois, estais mortos com
Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos
carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não
toques, não proves, não manuseies?”
As 'coisas' que são de cima pertencem àqueles que morreram e ressurgiram
com Cristo. Por quê? A resposta está no versículo 3.
As 'coisas' deste mundo são rudimentos, ordenanças, regras,
comportamentos, etc, pertencentes à vida que o cristão tinha no pecado, ou
seja, aquela vida que possuía antes de morrermos e ressurgir com Cristo.
2 - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Enquanto vivos para o pecado, os homens buscam viver segundo os
princípios do mundo, e se ocupam de ordenanças como: não faça isto ou aquilo.
Estes entendem que tais elementos podem ‘melhorar’ a condição deles diante de
Deus. Ledo engano.
A partir do momento que o homem morre com Cristo, em seguida passa a
viver para Deus (ressurge), e é necessário buscar as coisas que são de cima, e
ocupar-se em pensar nelas.
Quais são as 'coisas' de cima? E por que Paulo faz referência ao local
onde Cristo está assentado? Para obter uma resposta é necessário considerar o
que Paulo escreveu aos cristãos em Efésios:
“Bendito o Deus e Pai de nosso
Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos
lugares celestiais em Cristo (...) E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares
celestiais, em Cristo Jesus ”( Ef 1:3 ; Ef 2:6
).
É possível vislumbrar a grandeza que é ressuscitar com Cristo? Se o
homem já ressuscitou com Cristo, isto significa que está assentado nos lugares
celestiais, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
O 'assentar' indica descanso!
Da mesma forma que
ao terminar a obra da criação Deus descansou no sétimo dia, Jesus, ao terminar
a sua obra de redenção, assentou-se à destra do Pai. Isto significa que a obra
de Jesus também é completa “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos
pecados, está assentado à destra de Deus” ( Hb 10:12 ).
Os sacerdotes ao oferecerem sacrifício pelos seus semelhantes em momento
algum podiam tomar assento, visto que, o que eles faziam não podia aperfeiçoar
os pecadores.
Cristo ao se oferecer em sacrifício, e sendo sumo sacerdote dos bens
futuros, ao fazer oferta de si mesmo pode assentar-se à destra de Deus nas
alturas
Por isso Paulo concita a que pensemos nas coisas que são de cima, pois
de lá temos recebido todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em
Cristo.
Enquanto as pessoas que vivem segundo o curso deste mundo se ocupam de
ordenanças, o cristão deve se ocupar em pensar das coisas que recebemos de
Deus, tais como: redenção, regeneração, eleição, justificação, santificação,
predestinação, herança, etc ( Ef 1:1 -14).
3 - Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com
Cristo em Deus.
O motivo é bem
simples: já estamos mortos e a nossa vida está escondida com Cristo em Deus!
Compare com ( Cl 2:20 e Cl 3:1 ).
Não há como desvincular o 'morrer' e o 'ressurgir' com Cristo. Só é
ressurreto dentre os mortos aqueles que de uma vez por todas morreram para
aquilo que estavam retidos.
4 - Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também
vós vos manifestareis com ele em glória.
Este versículo trata do futuro de todos os cristãos. No momento em que Cristo se
manifestar haveremos de nos manifestar com ele em glória, pois assim como Ele
é, haveremos de ser em glória.
O apóstolo Paulo disse que toda a criação geme na expectativa da revelação
dos filhos de Deus, que é a igreja (corpo) de Cristo em glória ( Rm 8:19 ).
Porém, antes de ocorrer a adoção, ou a redenção deste corpo, entendemos
que, qual Cristo é, os cristão também são neste mundo: filhos da Luz ( 1Jo 4:17
).
5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra:
a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a
avareza, que é idolatria;
A condição do cristão perante Deus é a de assentados nos lugares
celestiais, e é na coisas concernentes a esta posição que deve pensar.
O cristão já morreu e ressurgiu com Cristo para a glória de Deus:
“Portanto, se já ressuscitastes
com Cristo...”;
“Se, pois, estais mortos com
Cristo...”
Agora, deve mortificar os seus membros (mortificai, pois,...). As
premissas dos versos 1 e 3 não podem ser desprezas enquanto se analisa o
versículo 5.
O cristão adquiriu uma condição perante Deus, entretanto, ainda está
sobre a terra e possuí um corpo material (vossos membros). Paulo pede aos
cristãos que 'mortifiquem' o seus membros considerando o que Deus já realizou
em suas vidas.
Ao se abster da prostituição, da impureza, das afeições desordenadas, da
vil concupiscência e da avareza, o cristão está mortificando o seu corpo mortal.
Não podemos concluir que a morte com Cristo e a ressurreição com ele
advém da abstenção das impurezas aqui relacionadas, pois muitas religiões
apregoam estes princípios e seus seguidores se aplicam a observá-los em busca
de salvação, no entanto, não morreram, não ressuscitaram e não estão em Cristo.
O morrer e o ressurgir com Cristo, ou seja, ser uma nova criatura advém
da graça de Deus por meio do evangelho e dá fé que tais verdades nos
proporcionam. Agora, o mortificar o corpo diz de elementos comportamentais e
não espirituais.
Este versículo
apresenta as mesmas considerações do versículo: "Se vivemos no Espírito,
andemos também no Espírito" (
Gl 5:25 ). A morte do velho homem e a ressurreição em uma nova criatura é uma
obra proveniente de Deus, e agora deve seguir o estipulado por Paulo na carta
aos ( Ef 4:1 e 17).
Os versículos seguintes elucidam melhor estas verdades.
6 - Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da
desobediência;
Este versículo é pequeno, mas a idéia que ele contém é grandiosa e
complexa.
“Pelas quais coisas...”
Quais coisas? A
resposta é: “a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil
concupiscência, e a avareza, que é idolatria”.
A ira de Deus virá sobre os filhos da desobediência por eles andarem nas
práticas que foram enumeradas, mas a condenação é proveniente da natureza que
participam por serem descendentes de Adão. A condenação de Deus no Éden em
Adão, e a ira procede das 'coisas' enumeradas pelo apóstolo Paulo.
Não são as 'tais coisas' que trouxe condenação sobre todos os homens, e
sim, a origem deles em Adão. A
ira diz do julgamento de obras que se dará no Grande Trono Branco.
O versículo possui dois elementos distintos que devem ser alvo de
análise: a ira de Deus e os filhos da desobediência.
1. Os filhos da desobediência
Os filhos da
desobediência são os filhos de Adão, ou seja, os filhos da desobediência
tiveram origem na desobediência de Adão “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram
feitos pecadores...” ( Rm
5:19 ). Se os filhos da desobediência tiveram origem na desobediência de Adão,
segue-se que pelo juízo de Deus eles já estão condenados “E não foi assim o dom como a
ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade,
para condenação...” ( Rm
5.:16 ).
“Quem crê nele não é condenado;
mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito
Filho de Deus” ( Jo 3:18 ). Mas
aqueles que crêem podem dizer conforme o apóstolo Paulo: “Portanto, agora nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus , que não andam segundo a carne, mas
segundo o Espírito” ( Rm
8:1 ).
Observem que sobre
os filhos da desobediência pesa uma condenação, não porque praticam as coisas
pelas quais vem a ira de Deus, mas porque são filhos segundo a desobediência de
Adão, filhos nascido: “... do sangue,(...) da vontade da carne, (...) e da vontade do
homem...” ( Jo 1:13 ).
Sobre os filhos da desobediência pesa uma condenação, e por mais que se
procure ter uma vida regrada é impossível livrar-se de tal condenação se não
for por meio da cruz de Cristo.
“Mas, segundo a tua dureza e
teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação
do juízo de Deus” ( Rm 2:5 )
Este tema é um pouco complicado, e por isso, é preciso iniciar o
comentário através de ( Rm 2:5 ).
Paulo alerta que as pessoas com o coração impenitente entesouram ira
para um dia específico. Será o dia da ira e o dia da manifestação do juízo de
Deus.
Desde que Jesus veio ao mundo está a manifestar-se aos homens a justiça
de Deus, mas haverá um dia marcado para manifesta-se o juízo de Deus. Desde que
o homem pecou foi estabelecido o juízo de Deus e o homem está sob condenação,
mas isto não é manifesto. Mas, no dia em que Deus manifestar a sua ira, também haverá de
manifestar-se o juízo e quando se deu este juízo. Neste dia todos os homens
verão qual é a condenação para aqueles que estão sob juízo.
O juízo de Deus trouxe condenação Rm 2. 16, e a justiça de Deus concede
justificação ( Rm 1:17 ).
Isto posto, já é possível falar de alguns princípios que são pertinentes
à ira de Deus.
“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da
salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” ( 1Ts 5:9 ).
A ira de Deus fala de punição. Além de o incrédulo estar condenado por
ser filho da ira, ou filho da desobediência em Adão (perdição), ele também
estará sujeito à ira em decorrência de suas obras, isto porque ‘Deus
recompensará a cada um segundo as suas obras’ ( Rm 2:6 ).
Para os filhos da luz há o tribunal de Cristo, e para os filhos da
desobediência haverá o Grande Trono Branco.
“A vida eterna aos que, com
perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção” ( Rm 2:7 ).
Como interpretar Rm 2:7 ? Observe:
“Com perseverança em fazer o
bem” é um termo acessório da oração, ou
seja, é um aposto.
Aposto é um termo acessório de
uma oração que tem a função de ampliar, explicar, desenvolver ou resumir a
idéia contida numa oração ou em parte dela.
A oração sem este
termo integrante ficaria redigida assim: “A vida eterna aos que (...) procuram glória, honra e
incorrupção”. A vida
eterna não é alcançada por aqueles que praticam o bem, antes ela é alcançada
por aqueles que procuram glória, honra e incorrupção, sendo que tais coisas só
se encontram em Cristo.
Agora, após ter encontrado incorrupção em Cristo, o homem deve
perseverar em fazer o bem, pois haverá de receber o bem e o mal que houver
feito por meio do corpo no tribunal de Cristo.
Observe que a idéia exposta no versículo sete é complementada no
versículo oito:
“Mas a indignação e a ira aos
que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade” (v. 8);
A indignação e a ira de Deus recairá sobre aqueles que não obedeceram a
verdade do evangelho, e que portanto são contenciosos e desobedientes à
verdade. A ira de Deus permanece por serem arredios ao evangelho, e não por não
praticarem o bem com perseverança.
Mas, se não obedeceram ao evangelho, estes haverão de receber tribulação
por também terem obrado o mal, e para isso não há acepção de pessoas.
Concluindo:
A ira de Deus virá sobre aqueles que não se abstêm das vis
concupiscências deste mundo, ira que recai sobre os filhos da desobediência de
Adão.
7 - Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis
nelas.
Este versículo contém a mesma idéia que ( Ef 5:8 ):
“Porque noutro tempo éreis
trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” ( Ef 5:8 )
‘Em outro tempo’ refere-se ao tempo em que por natureza se era filho da
desobediência, ou seja, éreis trevas.
‘Nas quais’ refere-se ao comportamento desprezível que os filhos das
trevas possuem.
Após comparar os elementos que compõe os dois versículos, verifica-se
que ‘andar’ fala de questões comportamentais, e ‘viver’ fala de qual natureza o
homem pertence (luz ou trevas; carne ou Espírito).
“Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” Gl 5. 25.
Aqueles que, após nascerem da água e do Espírito, passaram a viver em
Espírito, e, por tanto, são espirituais, também deve andar, ou seja, a ter um
comportamento a altura de sua nova natureza.
Em outro tempo andávamos em concupiscências, pois vivíamos segundo o
pecado. Por natureza éramos trevas, e andávamos como filhos das trevas.
Hoje é diferente: “De sorte que fomos sepultados
com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os
mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” ( Rm 6:4 ).
Ao cremos em Cristo, morremos com ele e ressurgimos e passamos a viver
uma nova vida por meio de Cristo. Como fomos ressuscitados e vivemos em
novidade de vida, devemos também andar em novidade de vida.
8 - Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da
malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Paulo convoca os cristãos a experimentarem um novo patamar na conduta
cristã.
Antes todos andavam segundo o curso do mundo, mas agora há o dever de se
desfazer de tudo que era pertinente ao velho homem que foi crucificado com
Cristo: ira, cólera, malicia, etc. O cristão deve se despojar, desfazer de tudo
que era pertinente a velha criatura.
A velha criatura foi morta na cruz de Cristo, e não mais vive, mas
Cristo vive nos que creem ( Gl 2:20 ). Segue-se que agora deve se desfazer das
coisas que pertenciam ao velho homem.
9 - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho
homem com os seus feitos,
A mentira é um tipo de comportamento pertinente ao velho homem, pois o
novo homem é segundo a verdade do evangelho, o que o torna livre. Livre do
velho homem, da velha natureza e despido do comportamento desprezível segundo o
pecado.
10 - E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento,
segundo a imagem daquele que o criou;
Há uma nova ‘roupa’
para aqueles que estão em
Cristo. O cristão JÁ se despiu e JÁ se vestiu do que é
pertinente ao novo homem “E vos revestistes do novo...”.
Este novo homem se
renova para o conhecimento, segundo o que Paulo falou aos romanos: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados
pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa,
agradável, e perfeita vontade de Deus” (
Rm 12:2 ).
O novo homem é segundo a imagem de Deus! Como?
A transformação que ainda esta sendo submetidos os filhos de Deus é
quanto ao entendimento, e isto sim é um processo, pois o objetivo de Deus é que
experimentemos a sua boa vontade.
Mas quanto a
filiação, o novo homem é criado segundo Deus “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em
verdadeira justiça e santidade” (
Ef 4:24 ).
O novo homem é
criado segundo o poder de Deus, e de Cristo temos recebidos a plenitude “E estais perfeitos nele, que é
a cabeça de todo o principado e potestade” ( Cl 2:10 ). Qual a Adão são os filhos
de Adão, qual Cristo são os filhos de Deus
( 1Co 15:48 ).
Sendo Cristo a
imagem de Deus “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a
criação” ( Cl 1:15 ),
novamente estabeleceu o propósito eterno de fazer convergir em Cristo todas as
coisas, sendo nós os que cremos, feitos a imagem e semelhança de Deus “E disse Deus: Façamos o homem
à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” ( Gn 1:26) .
“Porque convinha que aquele, para quem são
todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória,
consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles”
( Hb 2:10 )
( Hb 2:10 )
11 - Onde não há grego, nem
judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas
Cristo é tudo em todos.
Qual é o único
lugar que não há diferença entre os homens? No corpo de Cristo, visto que Ele
disse ao repartir o pão: "E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é
o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim" ( 1Co 11:24 ). O corpo de Cristo
estaria repartido, ou seja, cada um deles eram o corpo de Cristo.
O corpo de Cristo consegue abrigar a todos os homens e ele não faz
distinção entre os seus. Cristo passa a ser tudo em todos. Qualquer
aspecto que se queira evidenciar, devemos considerar primeiramente a Cristo, o
apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão ( Hb 3:1 ).
12 - Revesti-vos, pois, como eleitos de
Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade,
mansidão, longanimidade;
No versículo dez Paulo demonstrou que o cristão foi vestido do novo, e
aqui ele recomenda revestir de misericórdia, benignidade, humildade, etc.
Qual a diferença entre vestir e revestir? Qual é a vestimenta do novo
homem? Qual o motivo de ser necessário revestir?
Antes de conhecer a Jesus as vestes do velho homem eram trapos de
imundícies, hoje, o cristão cobre-se de salvação e é envolvido pelo manto da
justiça de Deus ( Jó 29:14 ; Is 61:10 ). Ao ser criado em verdadeira justiça e
santidade, o novo homem não é achado nu a semelhança de Adão, mas está vestido
do que Deus lhe providenciou.
Do novo homem o cristão já está vestido, agora, por ser eleito, santo e
amado precisa revestir-se de misericórdia, benignidade, humildade, mansidão,
longaminidade ( Gl 5:22 ).
13 - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos
outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou,
assim fazei vós também.
Paulo interpõe a pessoa de Cristo como exemplo.
14 - E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da
perfeição.
Ademais, o amor não
deve faltar na vida do cristão, pois n'Ele está o vínculo perfeito “E nós conhecemos, e cremos no
amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus
nele” ( 1Jo 4:16 ).
15 - E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um
corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
A paz de Deus excede a todo entendimento. Por meio de Cristo temos paz
com Deus, e isto foi realizado por meio do corpo dele.
Por meio da fé nos
unimos a Cristo, e isto se dá por meio da sua morte. Após a morte ressurgimos
um novo homem e em paz com Deus “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos,
que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem,
fazendo a paz” ( Ef 2:15
).
Fomos chamados por meio do corpo de Cristo e passamos a ter paz com
Deus. Agora fazemos parte deste corpo que é composto por pessoas de diferentes
classes sociais, etnias, línguas, nações, etc. A paz que temos com Deus
transcende e alcança os nossos semelhantes, o que prova que somos nascidos
dele.
16 - A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a
sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e
cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
A palavra de Deus
deve fazer morada no crente “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois
pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem
parcialidade, e sem hipocrisia” (
Tg 3:17 ).
Após adquirir sabedoria conforme expõe o apóstolo Tiago, o ensinar e o
admoestar se dá através de salmos, hinos e cânticos, ou seja, através da
palavra de Deus.
17 - E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em
nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
O louvor pertence a Deus por meio de Cristo ( Ef 2:10 ).
O contexto muda completamente e Paulo passa a exortar grupos em particular. Paulo
determina as mulheres cristãs que residiam em colossos a que fossem sujeitas
aos seus maridos, o que é conveniente no Senhor. Não há nesta carta qualquer
referência que esclareça os motivos pelas quais o apóstolo Paulo solicita esta
submissão àquelas irmãs em particular.
A carta aos cristãos de Efésios possui tal ordenança e outros elementos,
mas é temerário nos socorrer de outra carta para tentar elucidar o propósito de
Paulo em dar tal recomendação. Por quê? Os cristãos de Efésios viram o apóstolo
Paulo pessoalmente e os cristãos de Colossenses não. Isto porque a carta possui
destinatários e serve quase que exclusivamente àquela comunidade cristã.
Observe que Paulo é bem genérico na exortação.
18 - Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis
contra elas.
Paulo recomenda aos maridos o amor para com as esposas e que não se
irritassem com elas. É bem genérico, e não é de bom alvitre tentar dar um
motivo pela qual os maridos se irritavam com suas esposas.
19 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é
agradável ao Senhor.
Paulo recomenda a obediência aos filhos, e arremata que tal atitude
agrada ao Senhor.
20 - Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam
o ânimo.
Paulo aponta aos pais o motivo pela qual não se deve irritar os filhos:
para que não percam o ânimo.
21 - Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a
carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em
simplicidade de coração, temendo a Deus.
Analisando as determinações verifica-se um parâmetro que preserva a
autoridade na sociedade e na família. Quando Paulo fala àqueles que estão sob
autoridade, ele aponta o Senhor (esposa, filhos, servos). Quando Paulo fala aos
detentores de autoridade (marido, pais, senhores), ele não fala como ao Senhor,
mas aponta a causa pela qual não se deve tomar tal atitude.
22 - E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao
Senhor, e não aos homens,
Deixando as questões pertinentes a autoridade de lado, Paulo recomenda a
todos os cristãos que tudo o que fizessem, que fizessem como ao Senhor.
23 - Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança,
porque a Cristo, o Senhor, servis.
Tudo o que o cristão faz é serviço ao Senhor. Hoje somos escravos da
justiça, conforme Paulo diz aos Romanos (v. 17 ; Rm 6:18 ).
24 - Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não
há acepção de pessoas.
Fonte: Portal de Estudos Bíblicos
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